by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

7

DispatchMetaReference

by The Empire of Imperio de Jandira. . 252 reads.

Novo Brasil | Guia de RP - Básico



Guia de RP: (Índice | Regras | Governo) ¦ Mapa ¦ Glossário ¦ Links Úteis


MESTRES DE ROLEPLAY (RP)

Imperio de Jandira ¦ Magna atlantica ¦ Alissonovia ¦ Lysandus

Os Mestres de RP são como mestres de vários outros RPGs, ou até mesmo como os Mestres de RP do fórum do NationStates. É um grupo de jogadores com conhecimentos de roleplay e que podem auxiliar o desenvolvimento de sua nação, compreender as regras de RP do Novo Brasil e, principalmente, auxiliar no desenvolvimento das interações entre as nações da região.

Todos os nossos RPs são feitos no RMB (Regional Message Board), que é o local onde, na região, você pode ler as mensagens postadas por todos. Além disso, também pode-se fazer RPs nas salas próprias no Discord regional, ou até no WhatsApp.

Para iniciar o RP na região, você deve obrigatoriamente se registrar com o mestre Imperio de Jandira, enviando também sua escolha de local no mapa e sua proposta de RP. Veja mais detalhes no decorrer deste factbook.

Lembre-se: precisando de ajuda, peça por socorro! Qualquer um dos mestres pode te atender.


DEFININDO SUA NAÇÃO
O seu estilo de RP será, inicialmente, definido pelo seguinte:

  1. População e Território

    1. O tamanho de sua população e de seu território devem ser definidos por você mesmo, e seguem os seguintes termos:

      • Tipo 1 – Nação insular e pouco densa. Essa nação ocupa uma ilha, um arquipélago ou um enclave territorial e possui uma população inferior a 100 mil habitantes. Ex.: Ilhas Salomão.

      • Tipo 2 – Nação pequena e pouco densa. Essa nação ocupa um território pequeno e possui menos de 3 milhões de habitantes. Ex.: Paraguai.

      • Tipo 3 – Nação média e pouco densa. Essa nação ocupa um território considerável, mas possui uma população inferior a 10 milhões de habitantes. Ex.: Angola.

      • Tipo 4 – Nação continental e pouco densa. Essa nação ocupa um território muito grande, mas possui menos de 20 milhões de habitantes. Ex.: Austrália.

      • Tipo 5 – Nação insular e densa. Essa nação ocupa uma ilha, um arquipélago ou um enclave territorial e possui uma população de até 2 milhões. Ex.: Ilhas Canárias.

      • Tipo 6 – Nação pequena e densa. Essa nação ocupa um território pequeno e possui até 10 milhões de habitantes. Ex.: Grécia.

      • Tipo 7 – Nação média e densa. Essa nação ocupa um território considerável e possui uma população de até 50 milhões de habiantes. Ex.: Egito, Espanha.

      • Tipo 8 – Nação continental e densa. Essa nação ocupa um território muito grande e possui até 100 milhões de habitantes. Ex.: México.

      • Tipo 9 – Nação insular e muito densa. Essa nação ocupa uma ilha, um arquipélago ou um enclave territorial, com uma população de até 25 milhões de habitantes (ou mais). Ex.: Taiwan.

      • Tipo 10 – Nação pequena e muito densa. Essa nação ocupa um território pequeno, mas possui uma população de 50 milhões ou mais. Ex.: Coreia do Sul.

      • Tipo 11 – Nação média e muito densa. Essa nação ocupa um território considerável e possui uma população de 100 milhões ou mais. Ex.: Japão, Alemanha.

      • Tipo 12 – Nação continental e muito densa. Essa nação ocupa um território muito grande e possui 300 milhões de habitantes ou mais. Ex.: EUA, China.


  2. Capacidade Tecnológica

    1. A capacidade tecnológica da nação está diretamente ligada a seu atributo de Scientific Advancement (SA), e é classificada nos seguintes níveis:

      • Nível D (menos de 150 pontos de SA): A produção tecnológica local é nula. A nação é totalmente dependente de outros países na questão de tecnologia, e até mesmo o acesso é bastante limitado, estando presente, talvez, nas mãos dos governantes, ricos ou criminosos financiados por outros países. Ex.: Somália, Níger.

      • Nível C (entre 150 e 349,99 pontos de SA): A produção tecnológica local é média-baixa, com o país ainda estando a passar por um início de tecnologia. Esse nível é dividido em três classes:

        • Classe C- (entre 150 e 209,99 de SA): Produção de tecnologia deveras limitada, acesso ainda limitado aos mais poderosos na sociedade. Ex.: Uganda, Etiópia.

        • Classe C (entre 210 e 259,99 de SA): Produção tecnológica muito baixa, limitada a produtos primários e tecnologias extremamente obsoletas. Acessível aos mais poderosos apenas. Ex.: Mauritânia, Belize.

        • Classe C+ (entre 260 e 349,99 de SA): Produção tecnológica baixa, limitada a produtos primários. Consumo de tecnologia um pouco mais amplo, mas dependente demais de outros países. Ex.: Botswana, El Salvador.

      • Nível B (entre 350 e 699,99 pontos de SA): A produção tecnológica local é média-alta, com o país já estando bem mais presente na tecnologia. Esse nível é dividido em três classes:

        • Classe B- (entre 350 e 459,99 de SA): Produção tecnológica mediana, indústria de base presente, mas com tecnologia estrangeira. Consumo de tecnologia restrito a Classe Média e superior. Ex.: África do Sul, Bolívia.

        • Classe B (entre 460 e 579,99 de SA): Produção tecnológica alta, indústria semi-nacional de produção de tecnologia, e consumo de tecnologia presente em quase todas as classes, com a tecnologia estando mais aparente nas ruas. Ex.: Brasil, Argentina.

        • Classe B+ (entre 580 e 699,99 de SA): Produção tecnológica muito alta, presença forte da tecnologia, nação que possui, em seu território, uma parte dos avanços tecnológicos mais fortes do mundo, mas que não está no topo. Todos tem acesso a tecnologia, que geralmente é produzida no próprio país, e a sociedade do país já se tornou dependente da tecnologia. Ex.: Holanda, França.

      • Nível A (entre 700 e 1499,99 pontos de SA): A produção tecnológica local é muito alta, com a tecnologia já tendo transformado profundamente a sociedade daquele local. Esse nível é dividido em três classes:

        • Classe A- (entre 700 e 899,99 de SA): Produção tecnológica fortíssima, com o país já sendo uma referência total em tecnologia. A sociedade está sendo transformada aos poucos por causa da presença da tecnologia nas ruas, objetos e no dia-a-dia das pessoas. Ex.: EUA, Japão.

        • Classe A (entre 900 e 1199,99 de SA): Produção tecnológica muito extrema, com a sociedade já transformada completamente pela tecnologia, e com a tecnologia começando a mexer com o próprio povo. Nessa faixa, fala-se de tecnologia de um futuro próximo (até 2030, 2040).

        • Classe A+ (entre 1200 e 1459,99 de SA): Produção tecnológica muito extrema, com a sociedade já transformada completamente pela tecnologia, com o próprio ser humano já sendo definido pela tecnologia, como a presença fortíssima de bioaugs, cyberaugs e da hibridização. Nessa faixa, fala-se de uma tecnologia um pouco mais distante (2040 a 2060).

      • Nível S (acima de 1450 pontos de SA): A produção tecnológica local não possui uma definição própria, sendo algo visto muito em quadrinhos ou filmes de ficção científica.


  3. Cultura e Língua

    1. Neste ponto, é crucial que determine o tipo de cultura e língua que seu país possuirá, para que seja melhor localizado no mapa. Nós limitamos as escolhas no mapa de forma a criar um universo mais condizente com o que cada nação é, e também como forma de encaixarmos as coisas dentro de nosso RP local. Veja, abaixo, alguns exemplos de tipos nacionais:

      • Cultura Luso-Brasileira: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural lusitano/brasileiro. Nações deste tipo se encaixam em: sul da Telephassa e continentes colonizados.
        Nação lusitana colonizadora na região: Herópole (parte de Imperio de Jandira).

      • Cultura Hispânica: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural hispânico. Nações deste tipo se encaixam em: sul da Telephassa e continentes colonizados.
        Nação hispânica colonizadora na região: Breogan.

      • Cultura Francesa: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural francês. Nações deste tipo se encaixam em: sul ou centro da Telephassa e continentes colonizados.
        Nações francesas colonizadoras na região: Lysandus, Znatsnaz (parcialmente).

      • Cultura Britânica: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural inglês. Nações deste tipo se encaixam em: centro ou norte da Telephassa e continentes colonizados.
        Nações britânicas colonizadoras na região: Girania e Hykana (estilo UK), Liszteria (estilo EUA), Leontino (parcialmente).

      • Cultura Germânica: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural germânico. Nações deste tipo se encaixam em: centro ou norte da Telephassa e continentes colonizados.
        Nações germânicas colonizadoras na região: Imperio de Jandira, Kranin (parcialmente) e Avaron (pós-1955).

      • Cultura Nórdica: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural nórdico. Nações deste tipo se encaixam em: Sarpedon, parte da Heremusia, parte de Kalliste, continentes próximos (depende de combinar com a mestragem).
        Nações nórdicas relevantes: Socialist republic of ransland, Infinitta, Morvarid, Venardia e Valhud.

      • Cultura Italiana: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural italiano. Nações deste tipo se encaixam em: centro ou oeste da Telephassa, leste da Heremusia e continentes colonizados.
        Nação italiana colonizadora na região: Republica de medici.

      • Cultura Eslava Oriental: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural eslavo oriental (Rússia, Ucrânia, etc). Nações deste tipo se encaixam em: centro ou oeste da Telephassa, centro ou sul da Heremusia, leste de Kalliste e em continentes colonizados.
        Nação eslava oriental colonizadora na região: Alissonovia (minoritário).

      • Cultura Eslava Ocidental: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural eslavo ocidental (Polônia, Rep. Tcheca, etc). Nações deste tipo se encaixam em: centro ou oeste da Telephassa, centro ousul da Heremusia, leste de Kalliste e em continentes colonizados.
        Nação eslava ocidental colonizadora na região: Alissonovia (ao norte).

      • Cultura Eslava Meridional: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural eslavo meridional (Sérvia, Croácia, etc). Nações deste tipo se encaixam em: centro ou oeste da Telephassa, centro ou sul da Heremusia, leste de Kalliste e em continentes colonizados.
        Nação eslava ocidental colonizadora na região: Alissonovia (ao sul).

      • Cultura Holandesa/Neerlandesa: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural holandês. Nações deste tipo se encaixam em: centro ou norte da Telephassa e continentes colonizados.
        Nações com presença holandesa colonizadora: Leontino e Imperio de Jandira (parcial).

      • Cultura Grega: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural grego. Nações deste tipo se encaixam em: sul da Telephassa e continentes colonizados.
        Nação grega colonizadora na região: Znatsnaz (parcialmente).

      • Cultura Húngara: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural húngaro. Nações deste tipo se encaixam em: norte da Telephassa, leste da Heremusia e regiões colonizadas.
        Não há nações ativas húngaras na região.

      • Cultura Irlandesa: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural irlandês. Nações deste tipo se encaixam em: Telephassa e continentes colonizados.
        Nação com presença irlandesa: Girania (parcial).

      • Cultura Escocesa: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural escocês. Nações deste tipo se encaixam em: Telephassa e continentes colonizados.
        Nações com presença escocesa: Girania (parcial) e Hykana (parcial).

      • Cultura Árabe: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural árabe. Nações deste tipo se encaixam em: Deshret, Aswad, Manateren (parte), sul de Kaldestein, sudeste da Lippertalia.
        Exemplos de nações árabes na região: Kingdom of Irhk, Ashtarians (parcialmente).

      • Cultura Chinesa: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural chinês. Nações deste tipo se encaixam em: Kalliste, Kitainan, Feorland e oeste de Luahari.
        Exemplo de nação chinesa na região: Ilokreski.

      • Cultura Japonesa: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural japonês. Nações deste tipo se encaixam em: Kalliste, Kitainan, Feorland e oeste de Luahari.
        Exemplos de nações nipônicas na região: Freny e Nova brazilis.

      • Cultura Coreana: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural coreano. Nações deste tipo se encaixam em: Kalliste, Kitainan, Feorland e oeste de Luahari.
        Não há nações ativas coreanas na região.

      • Cultura Indiana: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural indiano. Nações deste tipo se encaixam em: Aswad.
        Não há nações ativas indianas na região.

      • Cultura Persa: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural persa. Nações deste tipo se encaixam em: Deshret, Aswad, Manateren (parte), sul de Kaldestein, sudeste da Lippertalia.
        Exemplo de nação persa na região: Ashtarians (parcial).

      • Cultura Turca: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural turco. Nações deste tipo se encaixam em: Deshret, Aswad, Manateren (parte), sul de Kaldestein, sudeste da Lippertalia.
        Exemplo de nação persa na região: Ashtarians (parcial).

      • Cultura Egípcia: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural egípcio. Nações deste tipo se encaixam em: Deshret, Aswad, Manateren (parte), sul de Kaldestein, sudeste da Lippertalia.
        Não há nações ativas egípcias na região.

      • Cultura Magreb: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural magreb. Nações deste tipo se encaixam em: Deshret, Aswad, Manateren (parte), sul de Kaldestein, sudeste da Lippertalia.
        Não há nações ativas de cultura magreb na região.

      • Cultura Etíope: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural etíope. Nações deste tipo se encaixam em: Luahari.
        Não há nações ativas etíopes na região.

      • Cultura Zulu: sua nação possui um povo culturalmente ligado ao braço linguístico e cultural zulu. Nações deste tipo se encaixam em: Luahari.
        Não há nações ativas zulu na região.

      Outras Culturas: como puderam ver, nem todas as culturas possíveis foram abordadas neste tópico. Abaixo, deixarei uma lista de culturas menos presentes e com suas equivalências (ou ausência de).

      • Culturas com representação: Basca (Auskerria), Romena (Walakhia), Catalã (Breogan em parte), Mongol (Abomination)

      • Culturas sem representação: Báltica, Indo-Americanas, outras culturas Africanas, etc.

      • Culturas minoritárias:

      • Culturas Fictícias: há, inclusive, alguns casos onde a cultura do país, na verdade, é uma cultura que não existe na vida real, sendo meramente fruto de alguma obra de ficção. Atualmente, temos dois casos assim: cultura Sindarin/Élfica (Santese) e cultura Klingon (Klihngon). Outras culturas do tipo podem ser criadas, basta ter um papo com a mestragem.

    2. As culturas são livres para serem misturadas, pois é óbvio que existem nações multiculturais na região (caso de Tigresia-Jandira (Imperio de Jandira), com uma cultura meio alemã, meio lusitana). Essa lista mostra apenas algumas das culturas já presentes e outras ausentes.

    3. Outras Espécies: no específico caso de Tellus, há a possibilidade de sua nação iniciar não como humana, mas sim a partir de uma espécie diferente. Na Tellus atual, existem as seguintes espécies não-humanas já criadas, mas outras podem existir, basta que se desenvolva um background que explique bem como ela surgiu:

      • Elfos: oriundos da Telephassa, os elfos convivem com os humanos há muito tempo, mas se isolaram em prol de um desenvolvimento próprio. Hoje, a nação de Santese é o principal ponto élfico de Tellus.

      • Klíngons: os Klingon possuem uma origem completamente desconhecida. Sabe-se, no entanto, que possuem um grau de parentesco com o Homo sapiens. Vivem apenas nas ilhas de Klihngon, localizadas em Kitainan.

      • Híbridos: os híbridos são seres anthro, ou seja, animais antropomórficos, criados artificialmente em laboratório e que começaram a aparecer em Tellus após o Acidente de Tigbrullen, em 1979, que ocorreu em Tigresia-Jandira. Hoje, várias espécies híbridas povoam Tellus, tendo como principal área de existência a nação de Imperio de Jandira, mas tendo forte presença em outros países.


  4. Governo e Sociedade

    1. Definir o jeito de seu povo e sociedade auxiliam não só nas relações que sua nação terá para com outras nações de Tellus, mas também auxiliará em como você mesmo enxergará seu povo e como poderá governá-lo. Veja NESTE LINK algumas sugestões sobre como organizar seu povo.


  5. Tamanho Militar

    1. Apesar do enfoque do RP regional não ser o militar, pois isso aqui não é um wargame, você pode sim ter e manter um exército próprio. Para saber o tamanho do seu exército (e não sua força propriamente dita), o cálculo é o seguinte: WIP

    2. No RP, estão proibidos o uso de armas nucleares ou outras armas de destruição em massa. Isso é feito para equilibrar o sistema e a região, e evitar uma espécie de "escravização" de algumas nações perante outras.


The Empire of Imperio de Jandira

Edited:

RawReport