by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

Post

Region: Novo Brasil

DIE GUANABARA STAATSKOERANT - O Jornal de Noronha

Governo Nacional realiza investimento em energia limpa

O Governo de Noronha lançou na manhã desta sexta-feira o hub de hidrogênio verde do país, programa de energia limpa que inclui a construção de uma usina no Porto de Merone. Para a implementação da planta de produção do combustível limpo, apontado como a energia do 'futuro', serão investidos $5,4 bilhões pela empresa negreuber Elektrisiteit Energy.

A usina é uma das principais apostas do executivo nacional para impulsionar a economia negreuber nos próximos anos.

"É a única energia verde renovável que pode ser transportada. Nós podemos exportar essa energia para Tellus inteiro", pontuou o ministro das Finanças, Geseënd Yakavhenekerwa, durante o anúncio do projeto. "Nós estamos aqui dando um pontapé inicial em um momento que eu considero histórico para Noronha", afirmou o ministro.

Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento com a empresa negreuber que fará a implementação da usina de hidrogênio verde no país. Também estiveram presentes durante a assinatura o titular da Chancelaria Regional de Merone, Edele Amakhosi; o presidente da Federação das Indústrias de Noronha (FIN), Inkes Okudumile; e o reitor do Instituto Negreuber Preservação Ambiental (INPram), Lelie Umcwaningi.

O presidente da FIN, Inkes Okudumile, também considera que se trata de um momento histórico para Noronha. "Temos o que há de melhor em Tellus em energia, com a complementaridade da energia solar e eólica. Isso nos faz imbatíveis no mundo em produção de energia. Noronha, com toda essa capacidade, poderá se tornar um grande produtor mundial de hidrogênio verde", destacou.

Edele Amakhosi, Chanceler Regional de Merone, afirmou que o hidrogênio verde "é um elemento que se soma aos nossos potenciais naturais para criar riqueza. É um projeto de futuro do desenvolvimento de Noronha. Tudo isso foi construído com diálogo, com a participação de todos".

Lelie Umcwaningi, reitor do INPram, frisou que a iniciativa é inédita. "O momento para Noronha significa que, ao contrário de esperar que outros países produzam para que nós importemos, estamos criando, inovando e empreendendo. Isso é essencial", arrematou.

Conforme projeções de especialistas, Noronha deve se tornar o maior produtor de hidrogênio verde de Luahari.

O hidrogênio verde representa uma das soluções energéticas mais promissoras, acessíveis e sustentáveis para reduzir as emissões de gás carbônico.

E para alcançar a neutralidade climática proposta para o fim do século, a descarbonização de indústrias que dependem do uso de combustíveis fósseis será preponderante.

O que é o hidrogênio verde?

Hidrogênio verde é o hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, sem a emissão de carbono. Diferentemente dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogênio raramente se dá por sua combustão, e sim por meio de uma transformação eletroquímica, realizada em células conhecidas como "células a combustível".

O oxigênio presente na atmosfera se combina com o hidrogênio, produzindo energia elétrica e água. Assim, a geração de energia por meio de células a combustível em si não causa danos ao meio ambiente.

Alissonovia

ContextReport