by Max Barry

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DispatchFactbookOverview

by Biblioteca regional. . 92 reads.

Modelo de Factbook para Overview

NOTA: Este é um modelo de factbook estilo Wikipedia elaborado por Ponderosa seguindo a Linkestrutura EPIC LANDS formado por u/mr_nefarious_, usuário do Reddit, traduzido para o português pelo mestre de RP Alissonovia. Uso livre para o público.

EPIC LANDS

Sistema de Construção de mundo por u/mr_nefarious_

“EPIC LANDS” é um acrônimo em inglês feito para ajudar a criar vilas, cidades e nações. Em ordem, as letras formam as palavras inglesas “E - Evironmental”, “P - Politics”, “I - Infraestructure”, “C - Comerce”, “L - Law and Order”, “A - Antiguity”, “N - Narratives”, “D - Deep Culture” e “S - Superficial Culture”, que respectivamente são “Meio Ambiente”, “Políticas”, “Infraestrutura”, “Comércio”, “Lei e Ordem”, “Antiguidade”, “Narrativas”, “Cultura Profunda” e “Cultura Superficial”. O objetivo de EPIC LANDS é referenciar ao jogador o que deve ser construído ou desenvolvido para a nação a qual joga e como pode ser alcançada. Abaixo, o que cada letra de EPIC LANDS em português apresenta como sugestão para o desenvolvimento de uma nação:

  • Meio Ambiente – Clima/tempo, terreno, elevações, plantas e grãos nativos, animais nativos, recursos naturais, montanhas, rios, mares próximos, etc.

  • Política – Sistema de governo, líderes, distribuição de poder, aliados e inimigos estrangeiros.

  • Infraestrutura – Estradas, saneamento, sistema de envio de mensagens/correio, educação pública, transporte público, serviços de saúde e outros programas públicos.

  • Comércio – Importações e exportações primárias, distribuição de riqueza, moeda, grandes indústrias.

  • Lei e Ordem – Processo legislativo, processo judicial, aplicação de lei, taxa de criminalidade, criminosos notáveis, métodos de punição e penitência, militares.

  • Antiguidade – Principais eventos históricos, guerras passadas, figuras históricas famosas.

  • Narrativas – Mitos e lendas, heróis populares e histórias infantis.

  • Cultura profunda – Valores sociais, atitudes em relação à morte e vida após a morte, atitudes em relação ao espaço pessoal e exibições de emoções, noções de beleza, atitudes em relação ao amor e a namoro, profissões altamente respeitadas.

  • Cultura superficial – Bandeira/símbolo, comida, roupas, feriados principais, religião, performance e arte, jogos, esportes e competições, arquitetura.

o TÍTULO do seu PAÍS

[img]Local onde será posto sua bandeira[/img]
Bandeira


Lema:


[img]Local onde será colocado sua posição no mapa[/img]
Localização


População: XXX.XXX.XXX hab
Densidade: XX hab/m²


Capital: Nome da capital
Maior Cidade: Nome da maior cidade


Língua Oficial: Língua(s) utilizada(s) pelo governo



Línguas nacionais: Outras línguas existentes


Gentílico: Como as pessoas do país são chamadas

Governo:
- Chefe de Estado: (rei/presidente/outro)
- Chefe de Governo: (primeiro-ministro/chanceler/outro)
- Presidente do Parlamento: (ou "Speaker")
- Presidente do Tribunal Nacional: (juiz que comanda o tribunal)


Legislatura:
- Câmara Alta: (Senado/outro)
- Câmara Baixa: (Câmara dos Comuns/outro)


Estabelecimento: (de OUTRA NAÇÃO/extinção de outra/fundação)
Independência:(ou Fundação/Secessão/Última modificação territorial)


Área Territorial: XXX km²
Área Marítima: XXX km²
% de Água: X km²


Elevação
Maior altitude: XXX m² (opcional: nome do local)
menor altitude: XXX m² (opcional: nome do local)


PIB (nominal): xxx
PIB (nominal) per capita: xxx


IDH: IDH do país


Moeda: Nome da moeda


Fuso Horário: -/+ XX GMT


Direção do trânsito: esquerda/direita


Código de Chamada (DDI): +XX


Código de internet: .xx (exemplo: .br)

Aqui é uma leve introdução de como é seu país, o nome inteiro dele e a versão curta, exemplo: A República Federativa do Brasil (opcional: forma que se lê o país na língua nativa dele) ou apenas Brasil é o quinto maior país do mundo em território e o sexto maior em população. Outro exemplo: The Federal Empire of Alissonovia (Savezno Kraldzerni Alijzennowia) ou apenas Alissonovia é um país localizado na região da Aldânia, Telephassa, sendo o maior país do continente em território. Insira também aqui um texto básico para termos ideia do que é, em poucas palavras, seu país. O restante do factbook é para apresentar melhor os detalhes. Em caso de dúvida quanto à formatação, o Lysandus fez um factbook localizado no WFE do Novo Brasil.

Etimologia

Aqui você deve explicar o motivo do nome de seu país. Lembrando que na região Novo Brasil, é possível seu país não ter o mesmo nome que há registrado no Nationstates. Um exemplo é Imperio de Jandira, cujo tratamento oficial é "Império de Tigrésia-Jandira" ou apenas "Tigrésia-Jandira" ou ainda "TJA". Ou ainda Socialist Republic of Ransland que é tratado apenas por "Ransland". TJA possui uma história por trás do seu nome, envolvendo antigos países como Tigrésia e Jaendiren. Ransland por causa dos raniis. Alissonóvia por ser fundada por Alijzen I, entre outros.

História

Aqui você descreverá sua história. Abaixo, um texto importante sobre o desenvolvimento da história (e de um país) para guiá-lo nas demais ocorrências.

Como desenvolver nação?
Por Girania

  1. Não faça uma nação forte: A força de uma nação é a consequência. Ela pode ter várias origens e ela surge naturalmente. Faça sua nação sem se preocupar com isso, e naturalmente alguma força irá surgir. Fazer pelo fim é a mesma coisa de pôr a carroça em frente aos cavalos, ou o tênis antes da calça, você só vai se enrolar.

  2. Não rejeite a ideia de ser uma nação pobre ou fraca de alguma forma, aceite e a faça crescer: Isso pode parecer contraditório, e até ofensivo, visto que já vi gente falando que não queria um país ser como a Etiópia, o que de certa forma é até uma visão errada de um país de grande história. Uma nação tendo fraquezas é aquela que mais possui a possibilidade de crescer e de superar seus problemas. Força não é só econômica ou militar, fatores como cultura, boa diplomacia e fé são bons caminhos e as vezes ignorados por muitos.

  3. Faça algo realmente diferente: Se agregue a algo do jogo ou história com algo diferente. Busque fazer coisas que estranhamente as pessoas ignoraram ou deixaram de lado. Porém tome cuidado, porque há muitos RPs em que o player acha que é inovador, mas que é a mesmo disco repetido de outros jogos.

  4. NÃO SEJA (SEMPRE) NEUTRO: Você não precisa participar de todos os eventos em acontecimentos, ou os eventos que ocorreram na história. No entanto se abster sempre, seja porque quer vender para os dois lados ou porque é isolacionista, acaba, além de tirar sua nação de um possível holofote, tornando seu povo como alguém sem opinião e nada agregador. A ideia da neutralidade é boa quando existem mais coisas envolvidas e que afetam a história. A Suíça era uma nação neutra em que tudo ao redor dela era fascista no auge da Segunda Guerra Mundial, e ela tinha ameaças de ser invadida e tinha até preparo militar temendo isso, além dela ter controvérsias como a guarda do possível ouro nazista.

  5. Seus vizinhos importam: Crie laços com seus vizinhos, e não dependa de NPCs, foque nos que são os jogadores de verdade. Em todos se for possível. Crie guerras, rivalidades, alianças e amizades. Desenvolva como cada um influenciou um ao outro. Até mesmo se você for uma nação isolada, que ao menos crie então uma inimizade baseado nisso ou algumas relações de amizade diferente, como a Holanda com o Japão isolado.

  6. O mundo importa: Essa regra se aplica ao mesmo do 5, mas em questão do mundo. Opine sobre questões globais, se posicione, crie laços, seja eles positivos ou negativos, mas também busque um equilíbrio. Além disso, é um jogo com grande base de diplomacia.

  7. Tenha estereótipos: Faça com que as pessoas tenham uma visão prévia de sua nação, ou entender as suas tendências. Cuidado para não tornar sua nação caricata ou deixar algo forçado.

  8. Fraquezas e desvantagens te tornam forte: A ideia desse item é similar, mas diferente do item 2. Você ter alguma desvantagem pode justificar sua nação ter ido por um caminho diferente e ganhado uma vantagem por isso. Também pode explicar insucessos ou o surgimento de algum costume. Além disso, é uma faca de dois gumes. Um pais de montanhas possui problemas de espaço, mas quem é de fora não sabe lidar com isso, um exemplo é o que se ver em partidas de futebol. Japão é um país que sofre com terremotos e é referência em estruturas resistentes a esses abalos, Israel é referência em cultivos de lugares secos, e o agronegócio brasileiro é referência em tratar solos e em ser sustentável.

  9. Crie pessoas, desenvolva-as e imite as regras acima: Uma nação não é só terra, bandeira, exército etc. É composto de pessoas, e não só os líderes, mas artistas, cientistas, figuras populares e entre outras. Personagens podem não só aprofundar sua nação, mas serem justamente um atrativo, fazendo os outros terem mais interesse em sua nação.

  10. Se pergunte, como seria o mundo sem sua nação ou algo quê você desenvolveu: Esse talvez seja o passo mais pesado, pois pode deixar você bolado, porém ele é um bom guia. Faça um teste e vê se faz alguma falta. Isso não significa que você tem que descartar algo que cujo efeito foi negativo ao mundo, porque coisas negativas são comuns e ajudam a desenvolver, nem sempre você é mocinho, principalmente porque estamos tratando de nações.

Geografia

Aqui, adequamos "Meio Ambiente" do EPIC LANDS, a letra E. Discorra a respeito dos tópicos apresentados aqui. Faça subdivisões se quiser para dividir cada tópico que desejar abordar.

Demografia

Aqui, adequamos parte da cultura superficial, como a maior (ou maiores) religião do país, bem como culturas e línguas que o país possui, a quantidade de pessoas que habitam seu país, como você pode se tornar um cidadão desse país, os feriados, a divisão racial (seja entre cores de cada cidadão como também espécies, no contexto do RP do Novo Brasil, onde há elfos, humanos, anões e híbridos por exemplo.

Cultura

Aqui, desenvolva como é o cidadão do seu país, no que ele pensa, no que ele faz a respeito de determinado problema. Copicolando do EPIC LANDS a letra D e S, a cultura profunda e superficial no que tange a:

Valores sociais, atitudes em relação à morte e vida após a morte, atitudes em relação ao espaço pessoal e exibições de emoções, noções de beleza, atitudes em relação ao amor e a namoro, profissões altamente respeitadas, comida, roupas, feriados principais, frequência deles nos ritos de religião, a performance e arte, jogos, esportes e competições, arquitetura.

Adicione também a letra N, Narrativas, os mitos e lendas, heróis populares e histórias infantis.

Pense também em desenvolver a cultura de acordo com certos níveis abaixo discriminados e baseados em um Linkoutro texto do Reddit escrito por u/PeachSmoothie7 e traduzido e adaptado por Inuedo. Alguns são aplicáveis em outras sessões do factbook, como o nível 0 em Geografia, por exemplo

Nível 0 - Essas questões devem ser respondidas antes mesmo que uma cultura possa ser formada.
Como é o ambiente onde esta sociedade estará?
Como está o clima? Qual é a temperatura geral e precipitação?
Como é a flora e a fauna da região?

Nível 1 - Como a sociedade atende às necessidades fisiológicas mais básicas de seus membros?
Como os alimentos são acumulados e distribuídos entre a população?
Como as pessoas encontram água potável?
Como essas pessoas são protegidas? O que os torna seguros o suficiente para dormir?
Por que é melhor para os indivíduos estarem nesta sociedade do que solitários?

Nível 2 - Como essa sociedade oferece segurança?
Como esta sociedade mantém seus membros individuais seguros?
Como esta sociedade cria uma estrutura estável para si mesma? O que mantém as engrenagens culturais girando?
Como essa sociedade mantém estável a posição cultural de seus membros?

Nível 3 - Como essa sociedade cria um sentimento de pertencimento em seus membros?
Como esta sociedade permite que seus membros formem amizades e laços íntimos que não ocorreriam de outra forma?
Como esta sociedade permite que os indivíduos se entendam e cheguem a um entendimento uns com os outros?
Como os membros desta sociedade se diferenciam dos não membros?
Como esta sociedade permite subunidades de pertencimento (famílias, clãs)?

Nível 4 - Como esta sociedade permite que seus membros cumpram seus próprios objetivos e potencialidades?
Como esta sociedade permite que seus membros aumentem sua autoestima e confiança?
O que faz com que um membro se torne altamente estimado pelos outros?
Como esta sociedade diferencia entre força e fraqueza?
Como esta sociedade diferencia entre beleza e adversividade?
Como os membros expressam individualidade, independência e liberdade, embora ainda sejam parte do todo?
Como esta sociedade permite o aprimoramento de habilidades e o desenvolvimento de maestria?
Como esta sociedade reage aos limites de seus membros e coisas fora de seu controle (Morte, Mortalidade, Poderes Superiores, etc.)?
Como os membros expressam seus desejos de superioridade (sexual, moral, técnica e de poder) sobre os outros?
Como esta sociedade permite a necessidade de propriedade ou controle?
Como essa sociedade define a realização do potencial?
Como essa sociedade estimula a curiosidade e a busca pelo conhecimento?

Política

Coloquei política após os anteriores por causa que ela sozinha não define toda uma nação. Acredito eu que é melhor desenvolver primeiro a parte terreno-populacional para ter ideia do que é feito na política local. Como saberíamos, por exemplo, que o Brasil é uma República hoje sem o contexto histórico do positivismo, abolicionismo, questões religiosas, militares e da escravidão? Como saberíamos que somos uma federação, sem explicar a diferença de regiões e suas culturas, a grandeza do país e a administração inspirada nos EUA?

Aqui explique toda a letra P e L do EPIC LANDS, a saber, Política e Lei e Ordem que seu país possui.

Forças Armadas

Explique, sem precisar cair muito no assunto, sobre as forças que defendem seu país seja internamente ou externamente.

Economia

Aqui, explique com base no C de EPIC LANDS, como se desenvolve a economia local. Lembrando dos conselhos dados por Girania no item "história" desse modelo, você não está sozinho e sua economia pode depender dos vizinhos ou outro país, por exemplo.

Infraestrutura

Explique com base no que foi sugerido em I de EPIC LANDS, infraestrutura, a respeito de como seu país se mantém em pé. Como é a educação? Quem gere? Como se gere? Por que é assim? Sempre faça perguntas sobre como algo parece funcional no seu país. É precário? É sofisticado? Precisa melhorar? Exponha! O Overview tem como objetivo apresentar a realidade de determinado país. Não importa se no RP de seu país você considere que não haja pobreza. NUNCA, NADA, NADINHA MESMO, é 100% no RP. Em tudo, lembre-se sempre disso. Por isso, seja sempre sincero.


Notas

Esse modelo pode ser obtido clicando no raw ao final desse link. Lembre-se sempre de mudar onde está "Biblioteca Regional" nos links, principalmente no sumário.

Agradecimentos especiais: aos jogadores do NSBR que motivaram a criação da Biblioteca regional, aos mestres do RP que estão sempre dispostos em ajudar novos jogadores e ao Nationstates, principalmente o jogador Ponderosa por apresentar o modelo de factbook no fórum, que você encontra clicando aqui. Também agradeço ao criador do EPIC LANDS u/mr_nefarious_ e ao criador do texto sobre a pirâmide cultural no Reddit, u/PeachSmoothie7.

Aqui você pode fazer outras notas, como links ou explicações no rodapé, como a Wikipédia mesmo faz, por exemplo.

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